NOTÍCIA É A VERSÃO QUE ESTÁ NAS ENTRELINHAS

sábado, 13 de abril de 2013

CHUVA NO MOLHADO

Essa investigação sobre a participação de Lula no Mensalão, além de chuva no molhado, nasceu morta e sepultada. Quem acusa Lula é Marcos Valério, um cara condenado a mais de 40 anos de prisão pela parceria que entreteve com o PT no tempo em que Lula era o presidente titular e não o genérico de hoje.

A palavra do denunciante de Lula  tem tanto valor quanto a de Zé Dirceu que acusa de pedinchão ao ministro Luiz Fux, às vésperas de saber quando ele, Dirceu, condenado a mais de 10 anos de prisão, vai em cana por chefia de quadrilha e corrupção.

Na realidade, as denúncias estão colocando a Polícia Federal numa saia justa. Logo ela será tida e havida assim como uma espécie de Rapa do governo, como se a Esplanada dos Ministérios fosse uma feira pirata.


MAIORIDADE PENAL

A maioridade penal é pano pra manga. Sempre que um crime hediondo estarrece a população, o clamor faz renascer o tema. A questão está na ressocialização. Não, na ressocializção dos encarcerados; sim na ressocialização dos malfeitores que se infiltraram na máquina administrativa do País; sim, na bandidagem que exerce o poder - em todos os níveis - nesta República de malfeitorias contumazes.

O crime organizado das ruas apenas imita o que faz o governo - em todos os seus poderes: usa a lei para enganar a lei. Os criminosos usam a pirralhada como instrumento de burla às leis, bem como fazem os senhores de anéis que mandam e desmandam neste país que tomaram como seu. Se reduzirem a maioridade penal para 12 anos de idade, o pivete de 11 anos e meio será aliciado e transformado em matador profissional.

O que o Brasil precisa é de um governo que tenha medo de ser feliz demais e que pare de rir da nossa cara. O que o Brasil é de um governo que passe por uma urgente e eficaz ressocialização. Hoje, no Brasil, a lei permite o que a honra proíbe.