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quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

VIDA PÚBLICA NA PRIVADA

Se há um negócio que me incomoda nessa gandaia de financiamento de campanhas eleitorais no Brasil, é a propaganda enganosa. E mais que enganosa, enganadora e escamoteada. E o pior é que a empulhação não é só no conteúdo é na forma de pagar a fatura.

O massacre também não é só um privilégio - na verdade, um defeito - de partidos políticos, siglas e candidatos. É um mau hábito calhorda e safardana que se espalha com cheiro infectante e contagioso por todo extrato social.

Dá engulhos ver Paulo Skaf, papa do Sistema "S" - Sesc, Senac, Sesi, Senai - transformando, descaradamente, na TV e nos planos de mídia a fortuna que administra em um gaiato e zombeteiro financiamento público-privado de campanha para sua própria candidatura.

Ele acabou com a discussão que ficou emperrada no Supremo Tribunal Federal sobre o assunto. Pronto, quem tiver nas mãos o poder de um desses antigos organismos de defesa da cidadania, tipo centrais sindicais, ONGs, institutos de fachada, pode fazer como ele faz. Bota a vida pública na privada e estamos combinados. No Brasil da Silva vale tudo.