NOTÍCIA É A VERSÃO QUE ESTÁ NAS ENTRELINHAS

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015


PRESIDÊNCIA DO SENADO

Para quem tem refluxo, ou sofre de azia e mal-estar, prepare seu estômago porque neste domingo Renan Calheiros deve ter os votos necessários para derrotar e catarinense Luiz Henrique na luta intestina do PMDB pela presidência do Senado.

O Planalto torce para que tudo fique do jeito que está na Câmara Alta do Congresso Nacional. Dilma e Renan são apenas bons amigos, mas sabem o que um gosta que o outro goste no outro. Há controvérsias. Tem quem diga que é justamente o contrário.

Dilma já estaria cansada do jeito de "negociar" de Renan e estaria promovendo, por baixo dos panos, a candidatura de Luiz Henrique.

Aí é o seguinte: o melhor para o Brasil seria fechar o Senado. O sistema bi-cameral é um massacre político para um país que, há muito tempo, deveria ser parlamentarista. Com um primeiro-ministro e tudo mais para dar um jeito no poder desmedido dos presidentes que tem tido.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
Na Câmara, o carioca Eduardo Cunha continua sendo, para o bem e para o mal o favorito, da disputa deste domingo pela presidência da Câmara dos Deputados. Ele é um angu de caroço para o Palácio do Planalto. Dilma não sabe se ele será pior ele presidir a Câmara, ou ficar como líder ferido e raivoso do PMDB cutucando o Palácio o tempo todo. Cunha deverá ganhar a luta contra Arlindo Chinaglia. De qualquer maneira, com qualquer um dos dois, o Brasil sai perdendo.

RESULTADOS DA LAVA JATO
Até  aqui, o balanço feito pela coordenação da Operação Lava Jato, os resultados até esta segunda fase são os seguintes: foram instaurados 279 procedimentos; 150 pessoas e 232 empresas estão sob investigação. Foram expedidos 37 mandados de condução coercitiva e 60 mandados de prisão foram cumpridos. A Lava Jato fechou 12 acordos de delação premiada e instaurou 18 acusações criminais contra 86 pessoas. Os crimes que rolam na pauta da operação, são: corrupção, cvrimes contra o sistema financeiro, tráfico transnacional de drogas, crimes contra o sistema financeiro nacional, formação e organização criminosa, lavagem de ativos e outros. E a terceira fase da Lava Jato está apenas começando.