NOTÍCIA É A VERSÃO QUE ESTÁ NAS ENTRELINHAS

sábado, 3 de maio de 2014


É O PT COM O PT

O PT já não consegue mais conter o cinismo que lhe corre nas veias nessa conturbada relação consigo mesmo. O PT que tem Lula como presidente de honra, já não dissimula mais com a perfeição de antigamente o desencontro com o PT que tem Rui Falcão como presidente subalterno.

Isso ficou claro no encontro do partido desta sexta-feira, em São Paulo. Com Dilma e Lula lado a lado, os cupulantes resolveram, para todos os efeitos, relançar Dilma Vana como candidata a sua própria sucessão. Uma sucessão que deveria ser de Lula o criador da criatura, mas que está ficando com Dilma porque ela gostou de presidir isso que aí está e que se chama Brasil da Silva.

Na realidade, de fato e quase que de direito, o relançamento de Dilma foi apenas uma manobra da moradora do Palácio para conter o murmúrio borbulhante "Vai Dilma" e sufocar, ainda que pró-tempore, o brado retumbante "Volta Lula".

Por baixo dos panos ficou tudo como dantes no quartel dos militantes. O encontro serviu para mostrar que a maior rejeição ao PT é o PT.

DIVIDENDOS DO BOLSA FAMÍLIA

Dilma Vana anda toda boba porque a oposição mordeu a isca do anúncio de 10% a mais para os trabalhadores do Bolsa Família. Com o berro de Aécio Neves e Eduardo Campos contra o anúncio eleitoreiro de um reajuste que só virá no ano que vem, ela já mandou espalhar que seus adversários são contra o benefício. E assim garante mais de 15 milhões de votos.

Se os mais de 12 milhões de aposentados que estão congelados pelo fator previdenciário tivessem vergonha na cara, em outubro depositariam uma bengala nas urnas ao invés de voto. Reduziriam essa margem dos bolsa-familiares para menos de 3 milhões de eleitores de cabresto.

Quando se fala em um nicho de básico de 12 ou 15 milhões de eleitores, pode-se e deve-se computar o grupo de afinidade que eles envolvem - cônjuges, filhos maiores de 16 anos, namorados, agregados - e assim, acrescidos de pelo menos 3 seguidores, eles representam um eleitorado eventual de mais de 40 milhões de votantes.

Quer dizer, nós os aposentados expurgados pelo governo somos, no mínimo, uma legião de 40 milhões de eleitores. Apenas estamos cansados demais com essa sujeirada toda, ou - o que é mais provável - a catarata já nos impede de ver a política com bons olhos.

PACIFICAÇÃO
Sem saber mais o que fazer contra a violência no Rio, Beltrame suspendeu a folga de policiais militares. Agora sim, ele vai ver o que é um policial magoado. A guerra da pacificação vai recrudescer. Está ficando cada vez mais burra. E violenta.

PELÉ É UMA PÉROLA
Pelé, hoje consagrado gênio da bola de cristal, solta mais uma pérola e tenta minimizar o ato de racismo contra o lateral-direito Daniel Alves: "Foi banal"! Errou. Ele quis dizer "bananal".

ORDEM DA FIFA
O governo do Rio acaba de proibir a compra, a venda e o consumo de bebida perto do Maracanã e já decretou três feriados na Copa das Copas. O que o governo carioca não conseguiu proibir foi a venda de bebida dentro do Maracanã. A Fifa não deixa. Já os três feriados são bons para esvaziar o Rio daqueles que não vão aos jogos nos dias de Copa.

ATÉ OS GORNES

Só para mostrar como anda bom o clima dentro do PT com o PT, Dilma Vana tá que tá até os gornes com o seu secretário mais próximo, Gilberto Carvalho, olheiro de Lula no gabinete da primeira-mulher-president@.

Nesta segunda-feira, vai bater em três semanas certinhas o tempo em que Dilma não fala mais com ele. Estão de mal.

Dá-se o seguinte: o ex-seminarista Carvalho é quem anda bancando o arauto que desmente sem qualquer ênfase o grito "Volta Lula". Dilma acha que quem deveria desmentir é o próprio Lula.

É por isso, mas não só por isso, que Dilma está de mal com ele. E ela nem pensa em fazer as pazes. Assim que é que Lula está perdendo o seu mensageiro predileto como moleque de recados para levar e trazer as ordens e os pitacos luláticos para o governo Dilma. Esse é o clima dentro do PT contra o PT.

VAIA UNÂNIME
E então, ainda no 1° de Maio, Dilma foi a Comandatuba, na Bahia, para palanquear num desses Foruns que levam do nada a lugar nenhum. Conseguiu uma colérica vaia unânime. Foi apupada por empresários e trabalhadores a um só tempo. E por bom tempo.

O MOICANO
Zé Genoíno na Papuda! O último dos moicanos. Dos mensaleiros condenados pelo Supremo tribunal federal só ele ainda estava fora das grades. Até o fujão Henrique Pizolatto está em cana. Está preso na Itália, mas está preso. Entrementes, os advogados de Genoíno ainda acham que ele tem que estar solto e querem apelas para o plenário do STF. O argumento é forte, acham que ele pode morrer a qualquer momento de um desses infartos imaginários; mas tem que ser fora da Papuda. Morrer em casa pode ser, na ótica dos advogados, a salvação de Genoíno.