NOTÍCIA É A VERSÃO QUE ESTÁ NAS ENTRELINHAS

quarta-feira, 3 de junho de 2015

MAIORIDADE PENAL

Quem foi que disse que 16 anos é a idade ideal para alguém começar a ser criminoso? De que cabeça saiu essa idade da pedra? Quem é que calculou o ponto exato em que alguém, ao primeiro minuto da sua 16ª risonha primavera deixa de ser um adolescente sem noção - que só sabe votar e olhe lá - para ser um criminoso convicto?

E quem foi que disse que esse Parlamento que aí está, onde bandidos e mocinhos se confundem, tem capacidade moral para representar a sociedade numa hora dessas?

E, se aos 13 ou 14 aninhos, na flor da idade da inocência, um pivete desses passa a faca no pescoço do filho de um deputado desses, ou na barriga gorda de um desses senadores por causa do seu Rolex, 16 anos está de bom tamanho? Decerto vão querer fazer um plebiscito ou um referendo popular para repensar o exato instante em que um ser humano vira besta-fera.

Droga, para crimes iguais, leis iguais. Tomara que um bandido de 15 anos pegue três aninhos de reclusão e assim que saia do reformatório(?!) case com a filha de um desses doutos senhores dos anéis que não nos representam e que ambos vivam juntos para sempre.

Na verdade, nada se pode esperar em matéria de inocência e de justiça quando legisladores e julgadores têm mais culpa do que ninguém pelo que é uma nação sem rumo e fora de controle como este Brasil da Silva.