NOTÍCIA É A VERSÃO QUE ESTÁ NAS ENTRELINHAS

segunda-feira, 5 de maio de 2014

NEM DEUS MAIS
É BRASILEIRO

Por incrível, fantástico, extraordinário que vos possa parecer, em verdade, em verdade vos digo: não foram o Lula, a Dilma e nem mesmo o PT os inventores da corrupção. Em verdade, em verdade vos digo que eles apenas a organizaram e a sistematizaram. Para o bem ou para o mal. Amém.

Do mesmo cândido modo vos digo que não foi o PT quem inventou a Petrobrás; apenas a reinventou e petetizou-a de cima abaixo, de cabo a rabo, de fio a pavio de cada barril. Para o bem ou para o mal. Amém.

E foi assim mesmo que se deu com as terras de Vera Cruz e, em verdade, em verdade vos digo: Lula não as descobriu, nem mesmo por acaso - eis que não se tem notícia de que andasse ele, naquelas priscas eras, atrás das Índias. 

O que mais Lula pode ter feito, em verdade vos digo, é ter pensando em transformar Vera Cruz na primeira grande companhia cinematográfica da história desse país. Uma ideia que, na época, fez jorrar dinheiro como se fosse petróleo. 

Como, no entanto, outros grandes descobridores do ramo desbravaram antes esse caminho de arte e cultura que levou à glória a então produtiva companhia nacional Vera Cruz, em verdade vos digo: não foi por Lula que as terras de Vera Cruz se consolidaram com a varonil denominação de Brasil, simplesmente, Brasil.

E então vos digo: quando esse gigante acordou e se levantou do berço esplêndido Lula já havia cumprido a missão de redescobrir, em 1º de janeiro de 2003, às margens do Lago Paranoá e do alto do Planalto Central, o seu garboso e lucrativo Brasil da Silva. 

E, desde então, em verdade vos digo - se é que quereis saber - das terras de Vera Cruz não sobrou sequer o crucifixo que ornava o mais confortável gabinete do Palácio do Planalto. 

Talvez, pois, que por essas e outras tantas, tenha eu que vos dizer aqui e agora: o Criador do universo já voltou a falar o idioma de Babel. Deus já não é brasileiro. 

E não, não é por isso e muito menos porque o papa agora é argentino que Lula deixou de falar português; ele apenas está falando outra língua, desde que sua mulher Marisa Letícia conquistou a cidadania italiana.