NOTÍCIA É A VERSÃO QUE ESTÁ NAS ENTRELINHAS

terça-feira, 26 de março de 2013

Mercadante e Rose, uma simples equação?

Nada do que aconteceu durante a última semana política mexeu tanto com os nervos de Lula da Silva quanto a notícia de que FHC pode vir a ser um imortal da Academia Brasileira de Letras. Nem tanto pela velha e interminável batalha entre o ego dos dois maiores desafetos da velha e bolorenta esquerda brasileira, hoje mais centrada na direita do que nada nem ninguém. Os nervos de Lula se contraíram, porque ele próprio sabe que se depender de seus escritos, seu fardão jamais sairá do armário. E Lula tem pavor de perder. Mesmo que seja para ele mesmo.

Cláudio Humberto, o Bateu-Levou do Brasil nos tempos de Collor, levanta voo no roteiro de viagens de Aloísio Mercadante como fidel escudeiro de Dilma Vana.

E vai enumerando o vaivém da dupla de caixeiros-viajantes oficiais. O blogueiro diz que Mercadante é o "papagaio de pirata 'favorito' de Dilma nas viagens internacionais". E escreve que o ministro Aloizio Mercadante está descuidando do MEC: "ele estava no exterior e se manteve calado diante das denúncias de irregularidades nas provas de redação do Enem. E faltou ao Seminário de Avaliação Educativa do Mercosul, em Buenos Aires, onde já havia confirmado presença, para não perder o passeio a Roma com Dilma".

Humberto vai em frente, explicando que a tal reunião avalia anualmente a qualidade da Educação do Mercosul e o importante indicador internacional Pisa, "no qual o Brasil patina".

Ele estranha que o Diário Oficial da União tenha publicado ontem, sem exposição de motivos, o cancelamento da viagem de Mercadante ao país de la Kirchen, autorizada em 14 de março. Diz que Mercadante "já deve estar conferindo o valor das diárias que poderá embolsar, acompanhando Dilma à reunião dos Brics na África do Sul".

Sempre pegando no pé do que já considera um affair governamental relaciona o que intitula de "cota aérea": em 2012, Mercadante foi com Dilma a Nova York (ONU), Londres, Moscou, Paris, Nova Délhi e Granada, Espanha, numa “escala técnica”.

Do jeito que conta as coisas, Claúdio Humberto parece discorrer sobre uma simples equação político-social: Mercadante está ficando Dilma, assim como Rose ficava para Lula.

O "núcleo doméstico" de Lula

Em seu blog na revista Veja, o jornalista Augusto Nunes deu nos dedos de Lula, como de hábito. Desta feita, mexeu com Lula com aguda e ferina perspicácia. Escalou a família do presidente-adjunto da República editando o que chamou de "núcleo doméstico": Fábio Luís Lulinha da Silva, Luiz Cláudio Lula da Silva, Lurian Cordeiro Lula da Silva, Marcos Lula da Silva, Marisa Letícia e Rosemary Noronha.