Um dos "Três Porquinhos" de Dilma Vana, Zé Eduardo Cardozo, hoje ministro da Justiça do PT teve um rasgo de lucidez e acha que a redução da maioridade penal é "inconstitucional", se estufa todo e diz que a "discussão é descabida do ponto de vista jurídico".
Justifica seus fortíssimos e até corretos argumentos alardeando que "diante da situação carcerária que temos no Brasil, a redução da maioridade penal só vai agravar o problema, uma vez que os presídios são verdadeiras escolas de criminalidade". Pronto, descobriu a pólvora.
Ah é, é?!? Então, seu mocorongo, faz a lição de casa e dá um jeito na situação penitenciária que é obrigação do Ministério da Justiça. Cadeia é para ressocializar, regenerar, reintegrar o desajustado à sociedade. Faz isso em celas individuais, isoladas, solitárias. Pão e água tá bom pra eles.
Mas, quanto à redução pena, Zé Eduardo está certo; sem querer, mas tá certo. Não adianta fixar em 16 anos a responsabilidade penal de quem já faz filho na filha dos outros e tem até direito a voto.
Bandido é bandido desde que lá na maternidade mijou pela primeira vez no mundo. Segrega e pronto. Não sabe viver em sociedade, já vai tarde que tão pegando.